quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Livro da vida...

Este projeto foi realizado para trabalhar a semana do livro infantil...

EDUCAÇÃO INFANTIL
TURMAS 01 E 02

PROJETO LIVRO DA VIDA

PROFESSORA GLÁDIS NUNES

Sapucaia do Sul, abril de 2008.


DADOS DE IDENTIFICAÇÃO                                                                            

Escola: Marechal Bitencourt
Alunos: Educação Infantil
Idades: 05 e06 anos.
Número de participantes do projeto: 50 alunos
Organizadora: Professora Gládis Nunes


DESCRIÇÃO DO PROJETO:
O livro da Vida
Este projeto contém atividades que visam despertar o interesse e curiosidade por novas ideias, trazendo para o aluno o desenvolvimento da imaginação através das histórias infantis, a exploração dos livros e ao mesmo tempo a criação de um livro que ao aprender e conhecer novas histórias a criança possa mostrar momentos de sua vida através da construção do livro da vida.



JUSTIFICATIVA

            Ler e contar história, é uma atividade sempre presente no dia a dia da criança, enquanto lemos uma história do interesse da criança, percebemos o quanto ela fica atenta e solicita que a história seja recontada várias vezes. Esse encantamento se dá ao fato de que as crianças vivenciam sentimentos e emoções que são passadas através dos personagens. Os contos de fadas têm a peculiaridade de transportar as crianças para um universo fantástico e, assim trata os conflitos relacionados como abandono, competitividade, insegurança, medo, etc. trazendo sempre uma solução de final feliz. Também através das histórias, as crianças ampliam seu conhecimento, pois o enredo trata de formas diferentes de pensar, agir e ser.
            “A literatura infantil deve proporcionar a criança, acesso àquilo que é significativo para ela neste estágio do desenvolvimento. Portanto uma história deve – prender atenção da criança, entretê-la, despertar a curiosidade, enriquecer sua vida, estimular a imaginação, ajudá-la a desenvolver seu intelecto e a tornar claras suas emoções, estar harmonizada com suas ansiedades e aspirações, reconhecer plenamente suas dificuldades e, ao mesmo tempo, sugerir para os problemas que a perturbem.” (Bruno Bettelheim)

            O livro faz parte do dia a dia dos alunos na escola e, muitas vezes, do dia a dia de alguns alunos em casa, pois há famílias que incentivam o pequeno leitor desde bebê, e estes, por sua vez chegam a escola com sede de histórias. Porém existem  àqueles que possuem pouco contato, não tem aquele incentivo inicial, no entanto acabam gostando da novidade, do colorido das folhas, dos desenhos e passam a admirar o livro.
            Contudo dom a liberdade de exploração do livro infantil na sala de aula desde o início do ano letivo, alguns alunos conseguem criar a brincadeira do livrinho que é o manuseio livre e com trocas com os colegas. E baseando-se nas figuras conseguem contar histórias com sequência cronológica dos fatos, espalhando entusiasmo aos demais. Tendo em vista da importância e o valor que é para o educando faz-se necessário a realização deste projeto.


OBJETIVO GERAL

            Oportunizar aos alunos situação diversas, através da literatura infantil, para que possam exteriorizar suas emoções, ampliar seu vocabulário, interagir com as histórias diferenciando a fantasia da realidade. Bem como, incentivar o gosto pela leitura despertando interesse pela alfabetização.  


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

*      Manipular diversos tipos de livros livremente, apenas para a exploração e o conhecimento do material oferecido;
*      Trazer para escola seu livro infantil e realizar trocas com os colegas, para o conhecimento de novas histórias;
*      Realizar atividades, relacionada ao livro da vida (anexo)
*      Contação de histórias introdutórias para cada etapa do livro:
*      Histórias relacionadas- Nome e sobre nome/ sanduiche da Maricota/ era uma casa muito engraçada/ tec tec história da tesoura/ brinquedo/ pingos amigos/ entre outros que podem surgir de acordo com a sugestão da criança também.
*      Dramatizar algumas histórias;
*      Desenhar história preferida;
*      Cantar músicas sobre o livro: nosso amigo livro cd amarelinha;
*      Desenhar com diversas técnicas de artes sua identidade e preferências sobre sua vida;
*      Realizar e convidar os pais para Sessão de autógrafos do livro da vida;
*      Apresentar a música do livro falante.


DESENVOLVIMENTO:
Atividade1:
*      Apresentação aos alunos a música: Sou um livrinho falante- cd palavra cantada- Sou um livrinho falante e não paro na estante/ tudo que no mundo acontece/ Nasce, cresce, perece/ Conheço muita gente que vem me visitar/ flores, pássaros,navios à vela, aviões/ ...
*      Diversos livros espalhados pela mesa para exploração e aprendizagem de como manusear. Olhar, manipular e trocar com o colega.
*      Atividades escrita: colorir a capa do livro com lápis de cor e cola colorida e desenhar dois colegas da sala um menino e uma menina, pintar, nomear com a ajuda do colega se necessário e apresentar aos demais colegas.

Atividade 2:
*      Canção: sou um livrinho falante;
*      Ouvir a história do nome e sobrenome:
*      Atividades de escrita: Escrever seu nome dentro dos quadrinhos e desenhar seu rosto;
*      Atividades de escrita: Desenhar-se de frente e de costas


RECURSOS:

*      Livros de literatura infantil conforme a faixa etária;
*      DVD com histórias;
*      CDs com narrações de histórias e músicas;
*      Material de uso comum para a realização das atividades diárias;
*      Humanos: escola e família.


AVALIAÇÃO
            Considerar-se-á satisfatório a participação da criança, realização das atividades propostas com interesse e empenho, e o envolvimento da família nesse projeto.




Obs.: Os pais foram convidados a receber o livro criado pela criança e a receber autógrafos dos alunos, onde poderiam escolher quantas crianças quisessem para assinar o livro. Dessa forma as crianças foram incentivadas a escrever seu nome e valorizar o trabalho desenvolvido.

Imagens do trabalho: