quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Limites


Limites sem traumas...


     Para que possamos educar nossas crianças para um futuro com valores, ética e moral, precisamos conduzi-la por um caminho de amor e regras.
Mas como impor limites? Ensinar as regras?
Bom, pensamos pelo seguinte:
Já imaginou se os motoristas é quem escolhessem qual sentido da rua dirigir? E todos decidissem conduzir o carro no mesmo sentido?
Já imaginou se toda criança decidisse qual o horário de dormir? O horário em ir para escola?
É por essas e outras, que existem normas, regras e condutas a serem seguidas, para o bem de todos, um pode agora e outro pode depois, um motorista vai pela direita e o outro vem pela esquerda, para não se baterem.
Os pais decidem o melhor horário para ir para cama na hora de dormir, para poder estar descansado no melhor horário de acordar. E assim, todas as regras têm seus motivos e estes para que todos vivam em harmonia.
Portanto, dar limites a uma criança, é preciso paciência e persistência. Não existe uma receita pronta que sempre dará certo. Mas existem caminhos, que podem sim, auxiliar na conduta da criança para que ela mesma possa compreender melhor seus sentimentos e aprender a controlá-los para viver em harmonia e feliz.
Com diz Zaguri, Tânia, 2000, Limites sem trauma:
“É fundamental acreditar que dar limites é iniciar o processo de compreensão e apreensão do outro. E ninguém pode respeitar seus semelhantes se não aprender quais são seus limites- e isso inclui compreender que nem sempre se pode fazer tudo que se deseja na vida. É necessário que a criança interiorize a ideia de que poderá fazer muitas, milhares, a maioria das coisas que deseja - mas nem tudo e nem sempre.”
Então, dar limites é:
Ensinar que existem direitos iguais para todos;
Que existem outras pessoas no mundo;
Fazer a criança entender que seus direitos acabam onde começam os direitos do outro;
Dizer SIM sempre que possível e NÃO sempre que necessário;
Ensinar a tolerar pequenas frustrações no presente para que, no futuro, os problemas possam ser superados com equilíbrio e maturidade....
São apenas algumas alternativas citadas por Tânia Zaguri, em seu livro Limites sem Trauma, que nos ensina a conduzir a criança para o caminho SEM TRAUMAS mas do bem, da harmonia, dos valores, para construção de bons cidadãos.

Profª Gládis Nunes
Profª Laboratório de Informática Educativa
Formação: Orientação Educacional
Especialização Educação Infantil.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Links Novos!!!

Estou selecionando alguns jogos para ser utilizado nas aulas de informática educativa. Confira os links pesquisados na página de links e jogos.