quarta-feira, 11 de abril de 2012

Dia 19 de abril é dia do índio...



Trabalhar a cultura indígena no currículo escolar já está na lei LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008
Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
§ 1o O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
§ 2o Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.” (NR)



Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 10 de março de 2008; 187o da Independência e 120o da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Fernando Haddad
Este texto não substitui o publicado no DOU de 11.3.2008.


Trabalhar a cultura, não só no dia 19 de abril,  mas durante o ano...

Fiz uma pesquisa de sites e blogs que trazem sugestões de atividades para trabalhar esse assunto.
Podemos começar trabalhando nomes e palavras de origem indígena:
Lista de nomes brasileiros de origem indígena:



PALAVRAS DE ORIGEM INDÍGENA E AFRICANA:


Uma reportagem sobre uma índia brasileira, em sua formatura.UFPR diploma primeira aluna de origem indígena:

O índio de Hoje:


Vídeos educativos sobre o índio:

Origem dos Indios Krahô:


Vídeo  Menino Poti


Ponto Brasil


Cocoricó - Céu dos Indios


 Este blog traz ideias diferenciadas para ser trabalhado no dia do índio, muito legal, entre e veja você também:


 Outra sugestão que encontrei na revista guia prático professoras de educação infantil
Tintas e carimbos:
Quando se fala da pintura indígena, fala-se de uma arte nativa, a mais rica do país. Esta riqueza não está associada às cores, que são muito limitadas, mas sim às técnicas motivos, lendas, crenças e posição social indicada através desta pintura.
São inúmeros os significados destas pinturas, sendo que, algumas delas podem ter mais de um, dependendo de quem está usando, por exemplo: pintinhas espalhadas pelo tórax simbolizam uma onça ou proteção contra os espíritos.
TINTAS:
Os índios se pintam por vários motivos:
- se protegem de maus espíritos;
- realça sua beleza;
- parecem preigosos ou fortes;
- comunicar posição social;
- por motivo de festas, sepultamentos, velórios, etc.
CORES:
Algumas tribos usam um tipo de código de cores, como: vermelho para as mulheres e preto azulado para os homens de maior posição dentro da tribo.
Como os índios preparam suas tintas:
Preto: carvão em pó ou argila.
Preto azulado: jenipapo. O suco geralmente é mais claro, porém quando aplicado seobre a pele, coma oxidação, vai escurecendo até o tom de preto azulado. esse processo pode levar até duas horas. A pintura dura alguns dia e vai saindo com os banhos.
As cores brancas e amarelas, não são muito usadas, sendo encontradas normalmente como fundo de desenhos. Os elementos citados estão disponíveis em pó e geralmente são encontrados em feiras livres.
Como prepar com as crianças:`
Preto de carvão: Deve-se moer o carvão até obter um pó bastante fino.
Amarelo: Você pode substituir o sub-urucum por cúrcuma que é um condimento encontrado em feira livre.
Vermelho: Se o urucum estiver fresco, pode ser aplicado puro, se estiver seco, as sementes devem ser piladas com aglutinante (óleos para grudar o pó) até atingir a cor desejada.
Convide as crianças para usarem com qualquer material poroso para carimbarem.
Fazer pequenos traços pelo corpo de acordo com cada significado da pintura indígena.
Os carimbos podem ser feitos de vários tipos de materiais: rolhas, EVA, isopor, borracha,etc. Os índios usam pedaços cilíndricos de madeira com desenhos geométricos que, tem seus significados.
Brincadeira:
* Índios na floresta
Desenhe no chão um grande quadrado que vamos chamar de floresta. Dentro dele ficam dois índios que são os "pegadores" eles devem usar um cocar na cabeça, ou algo que represente um índio, para não serem confundidos com os outros participantes. Os demais jogadores ficam fora da área marcada.
Dado o início do jogo, os jogadores que estão fora, devem cruzar a floresta sem serem pegos pelos índios. Quem for pego, deve ajudar os índios, até que todos os jogadores sejam pegos.
O último jogador que conseguir ficar livre vence a brincadeira.


quarta-feira, 4 de abril de 2012

A chegada da Páscoa...

Mas o que significa Páscoa?
Veja na WIKIPEDIA o que diz sobre o feriado Cristão,  apenas clique no link:  http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1scoa

Selecionei algumas atividades que já desenvolvi com meus alunos:
Objetivo:
Envolver o aluno em situações sociais, socializando-o mais com outras turmas. Criar materiais para a Páscoa, usando os recursos de pintar, colar, ornamentar a sala, enfeitar-se etc.

Apresentação de teatro de fantoches:
História do livro "O que tem dentro do ovo de Páscoa?"

Atividade recreativa:
Pega o rabo do Coelho.
Opção de dedoche e máscara de coelho:

Trabalho dirigido:
Construção da cesta de Páscoa:
Sugestão da cara do coelho para cesta:

Sugestão de ninhos:









Sugestão de músicas sobre a Páscoa retiradas da net:


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Feliz Voltas às aulas!!

Glitter Photos

Estamos retornando às aulas e precisamos acolher nossos alunos com carinho e amor.
Para desenvolver um trabalho acolhedor estou colocando algumas ideias para o aluno se sentir mais acolhido e mais descontraído  e de aprendizagem.

1- A árvore dos sonhos


O professor fixa na parede uma árvore e questiona os alunos quanto às expectativas em relação à escola, o que esperam ter durante o ano. Depois distribui aos alunos uma folha de árvore, onde cada um irá desenhar na folha ou escrever depende da turma suas expectativas, depois cada aluno prende na árvore seus desejos e fala para os colegas. Durante o trimestre esta atividade pode ser retomada para ver o que foi desenvolvido e o que poderia ainda ser realizado durante o ano.



Glitterfy.com - Glitter Gráficos

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

"A escola que eu queria"
Eu queria uma escola que cultivasse a curiosidade e a alegria de aprender que em vocês é natural Eu queria uma escola que educasse seu corpo e seus movimentos; que possibilitasse seu crescimento físico e sadio. Normal.

E eu queria uma escola que lhes ensinasse tudo sobre a natureza, o ar, a matéria, as plantas, os animais, seu próprio corpo. Deus.
Mas que ensinasse primeiro pela observação, pela descoberta, pela experimentação. E que dessas coisas lhes ensinasse não só a conhecer, como também amar e preservar.

Eu queria uma escola que ensinasse tudo sobre nossa história, a nossa terra, de uma maneira viva e atuante.

Eu queria uma escola que ensinasse a vocês a amarem a nossa literatura e a nossa poesia. Eu queria uma escola que lhes ensinasse a pensar, a raciocinar, a procurar soluções. Eu queria uma escola que, desde cedo, usasse materiais concretos para que vocês pudessem ir formando corretamente os conceitos matemáticos, os conceitos de números, as operações... usando palitos, tampinhas, pedrinhas.. só porcariinhas!!!... Fazendo vocês aprenderem brincando... Oh! Meus Deus! Deus que livre vocês de uma escola em que tenham que copiar pontos. Deus que livre vocês de decorar sem entender, nomes, datas, fatos... Deus que livre vocês de aceitarem conhecimentos "prontos", mediocremente embalados nos livros didáticos descartáveis. Deus que livre vocês de ficarem passivos, ouvindo e repetindo, repetindo...

Eu também queria uma escola que desenvolvesse a sensibilidade que vocês já têm para apreciar o que é terno e bonito. Eu queria uma escola que ensinasse a vocês a conviver, a cooperar, a respeitar, a saber viver numa comunidade, em união. Que vocês aprendessem a transformar a criar. Que lhes desse múltiplos meios de vocês expressarem cada sentimento, cada drama, cada emoção. Ah! E antes que eu me esqueça: Deus que livre vocês de um professor incompetente.

Eu queria uma escola que cultivasse a curiosidade e a alegria de aprender que em vocês é natural Eu queria uma escola que educasse seu corpo e seus movimentos; que possibilitasse seu crescimento físico e sadio. Normal.

E eu queria uma escola que lhes ensinasse tudo sobre a natureza, o ar, a matéria, as plantas, os animais, seu próprio corpo. Deus. Mas que ensinasse primeiro pela observação, pela descoberta, pela experimentação. E que dessas coisas lhes ensinasse não só a conhecer, como também amar e preservar.

Eu queria uma escola que ensinasse tudo sobre nossa história, a nossa terra, de uma maneira viva e atuante. Eu queria uma escola que ensinasse a vocês a amarem a nossa literatura e a nossa poesia.

Eu queria uma escola que lhes ensinasse a pensar, a raciocinar, a procurar soluções.

Eu queria uma escola que, desde cedo, usasse materiais concretos para que vocês pudessem ir formando corretamente os conceitos matemáticos, os conceitos de números, as operações... usando palitos, tampinhas, pedrinhas.. só porcariinhas!!!... Fazendo vocês aprenderem brincando... Oh! Meus Deus! Deus que livre vocês de uma escola em que tenham que copiar pontos. Deus que livre vocês de decorar sem entender, nomes, datas, fatos... Deus que livre vocês de aceitarem conhecimentos "prontos", mediocremente embalados nos livros didáticos descartáveis. Deus que livre vocês de ficarem passivos, ouvindo e repetindo, repetindo...

Eu também queria uma escola que desenvolvesse a sensibilidade que vocês já têm para apreciar o que é terno e bonito. Eu queria uma escola que ensinasse a vocês a conviver, a cooperar, a respeitar, a saber viver numa comunidade, em união. Que vocês aprendessem a transformar a criar. Que lhes desse múltiplos meios de vocês expressarem cada sentimento, cada drama, cada emoção. Ah! E antes que eu me esqueça: Deus que livre vocês de um professor incompetente.
(Carlos Drummond de Andrade)

Sugestão de atividades para o período de Adaptação NE


Primeiro dia de aula

 A turma toda está na expectativa para saber quem serão os  novos professores. Muitos alunos nunca se viram ou mal se conhecem. Para formar  um grupo unido e bem relacionado e em sintonia com você, esqueça a velha tática de  dar bom dia, fazer as apresentações e entrar no conteúdo. "A aprendizagem está 
diretamente ligada  à Qualidade dos vínculos que a .crlança estabelece com os colegas e com o professor", afirma a psicopedagoga Isabella Sá, do Rio de Janeiro. A integração  logo nos primeiros dias de aula traz a confiança e o bem-estar necessários aos estudantes. "É   importante também apresentar à classe os funcionários, dizer o que  cada um faz e a quem pedir ajuda em situações diversas", afirma Rejane Maia  coordenadora e diretora pedagógica do Colégio Apoio, em Recife. Confira a seguir algumas atividades de integração para as diversas séries:



Como é meu colega


Diga à classe que todos vão ganhar um "retrato", Pregue na parede uma folha de


papel Kraft da altura da criança. Posicione o aluno de modo que fique encostada na

folha e, com .um lápis, desenhe o.contorno do. corpo dele. Estimule a turma a dizer como

 é o cabelo, o rosto, se usa óculos etc. Durante a atividade, repitá muitas vezes


o nome do aluno, para que os colegas memorizem. Faça o "retrato" de todos. Por fim,

peça a um colega que desenhe o seu contorno, repetindo o processo de observação,

para que as crianças também se familiarizem com você. Pendure os desenhos na

parede e elogie o grupo. Nos dias seguintes, logo na entrada, pergunte  à classe quem é

 cada um dos coleças desenhados e se ele está presente. Se estiver, ganha uma


salva de palmas. Deixe os papéis expostos por algum tempo.

É importante para os pequeninos que suas  produções permaneçam ali até eles se sentirem pertencentes ao


grupo e ao ambiente.


Recomendado para: Educação Infantil



Os materiais que vamos usar


Esconda  na sala sacos ou embrulhos contendo materiais diversos que farão parte do

cotidiano da meninada. Pode ser, por exemplo, livros, jogos, pincel, tesoura ou um


.de argila. Peça às. crianças que procurem, em duplas" pelos objetos ..Isso.


estimula a cooperação entre elas. Oriente a busca dizendo "quente", se o que

procuram está perto, "morno", se   está a uma distância média, ou "frio", quando estiver longe.
Depois que todos os pacotes estiver longe 'forem encontrados, pergunte  que atividades

Podem ser feitas com os mater.iais e aprovelte para explicar melhor a função de cada um. Mostre como


e onde eles ficarão guardados, chamando a atenção para a importância de manter o ambiente de trabalho sempre bem organizado.



Recomendado para: Educação Infantil



 
 
 
Como é meu colega

Diga à classe que todos vão ganhar um "retrato"
Pregue na parede uma folha de papel Kraft da altura da criança.
Posicione o aluno de modo que fique encostada na folha e, com um lápis, desenhe o contorno do corpo dele. Estimule a turma a dizer como é o cabelo, o rosto, se usa óculos etc. Durante a atividade, repitá muitas vezes
o nome do aluno, para que os colegas memorizem. Faça o "retrato" de todos. Por fim, peça a um colega que desenhe o seu contorno, repetindo o processo de observação, para que as crianças também se familiarizem com você. Pendure os desenhos na parede e elogie o grupo. Nos dias seguintes, logo na entrada, pergunte à classe quem  é cada um dos colegas desenhados e se ele está presente. Se tiver, ganha uma salva de palmas.  Deixe os papéis expostos por algum tempo. É importante para os pequeninos que suas produções permaneçam ali, até eles se sentirem pertencentes ao grupo e ao ambiente. 
Recomendado para: Educação Infantil

Os materiais que vamos usar

Esconda na 
sala sacos ou embrulhos contendo materiais diversos que farão parte do

cotidiano da meninada. Pode ser, por exemplo, livros, jogos, pincel, tesoura ou um

pouco
.de argila. Peça às. crianças que procurem, em duplas" pelos objetos ..Isso.

estimula a cooperação entre elas. Oriente a busca dizendo "quente", se o que

procuram está perto, "morno", se
está a uma distância média, ou "frio", quando

estiver longe. Depois que todos os pacotes
'forem encontrados, pergunte que

atividades
·l}odem ser feitas com os mater.iais e aprovelte para explicar melhor a

função de cada um. Mostre como
.e onde eles ficarão guardados, chamando a atenção

para a
.importância de manter o ambiente de trabalho sempre bem organizado.

Recomendado para: Educação Infantil

Meu
~omeé...~.

Faça crachás com o nome das crianças e

Artigos e Sugestões de Atividades da revista Nova Escola

Trago alguns artigos da revista Nova Escola, que selecionei para nos servir de apoio durante este novo ano letivo que está chegando. Espero que aproveitem e que ajude em seus projetos.

Meu nome é...
Faça crachás com o nome das crianças e coloque no chão da sala, no meio de uma roda. Peça que cada urna identifique SEU nome. Incentive o reconhecimento das letras iniciais, conte quantas letras compõem cada nome e faça com que elas percebam letras iguais em nomes diferentes, Quando todas já estiverem com crachá, comece um gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a um tema predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetes ouluqares), Agrupe as crianças de acordo com as afinidades. Na etapa seguinte, peça aos alunos que desenhem aquilo de que gostam. em uma folha e coloquem o nome. Quem não souber escrever sozinho pode copiar do crachá. Depois de prontos, os desenhos são mostrados aos colegas, em sequida, expostos no mural. Com os alfabetizados, a dinâmica é a mesma, mas, além de desenhar, eles podem fazer uma lista de suas
preferências.
Recomendado para: Educação Infantil

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Está chegando o Natal!!

Escreva sua carta ao Papai Noel.
Aqui tens o envelope e o papel de carta.
Para enviares ao Pai Natal a tua lista de prendas, só falta completar os espaços em branco!
Temos um trenó especial, a postos para levar o correiro à casa do Pai Natal, no Polo Norte.
http://natal.com.pt/carta-pai-natal

Produção textual no laboratório de informática - Labin

Os alunos do 2º ano B realizaram uma atividade de produção textual, no Portal Ludus,sobre o Natal:

terça-feira, 20 de setembro de 2011

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Psicomotricidade Relacional vivênciada por mim.

Estudei o assunto, junto à Psicomotricista Paula koelln, e outras colegas da Educação Infantil, nos encontros mensais oferecido pela Prefeitura de Sapucaia do Sul, infelismente mudou a gestão e isso se perdeu. Mas ficaram as experiências e algumas  atividades aplicadas aos alunos. Que valeu muito apena ter estudado, debatido e aplicado.
Segue slide sobre a prática da Sessão de Psicomotricidade Relacional:

Agora um resumo (sugestão) do que pode ser trabalhado e a rotina de uma sessão de Psicomotricidade Relacional.

Psicomotricidade Relacional
Por: Profa. Gladis Nunes da Luz/2011
Baseado no livro: Corpo na Educação Infantil, Airton Negrine, Caxias do Sul, editora educs, 2002.
A Psicomotricidade com enfoque relacional utiliza métodos não-diretivos, para desenvolver a criação, representação e imaginação da criança, ou seja disponibiliza materiais para que as crianças brinquem, mas sempre respeitando as regras pré-estabelecidas.
Promove a construção e a elaboração do vocabulário através das experiências corporais e de cunho simbólico.
Embora a não-diretividade seja uma característica da Psicomotricidade relacional, a aula como um ato pedagógico deve seguir uma rotina, logo a aula deve ter início, meio e fim.
Sendo que não basta colocar as crianças em situações lúdicas, oferecendo tempo, espaço e material. É fundamental que o adulto exerça um papel de mediador, seja para provocar sua exteriorização, seja para dar segurança e ajudar a criança a realizar diferentes representações, e também para determinar os limites que requer qualquer ato pedagógico.
A psicomotricidade relacional está alicerçada em três aspectos, sendo que todas utilizam a via corporal como meio de intervenção.
1) Experimentação corporal múltipla e variada: O professor deve provocar o aluno a experimentar vários movimentos, onde esta utilize seu próprio corpo, o corpo do professor e até mesmo objetos. A influência do meio em que vive é determinante para o vocabulário da criança.
2) Estímulo à vivência simbólica: Para criar o movimento simbólico (imaginação e representação) o professor deve estimular o mundo simbólico da criança através da linguagem. Ex. Bastão que vira cavalinho nas mãos da criança.
3) Comunicação como elemento de intervenção pedagógica de socialização e de exteriorização da criança: relato das vivências que ela participou naquela sessão.
Organização da Sessão
A sessão é caracterizada por estabelecer uma rotina com as crianças. Algumas vezes esta rotina se estabelece rapidamente, em outras leva um pouco mais de tempo. Entretanto, são realizadas estratégias que contribuem para inserir essa rotina que ocorrem em três momentos distintos, citados por Negrine:
Ritual de Entrada:
No ritual de entrada, as crianças estão sentadas em círculo, onde todas estão se enxergando e sendo enxergadas. É o momento onde se estabelecem as regras ( o que pode e o que não pode fazer). É neste momento que se deve reforçar que todos devem ajudar a guardar os materiais e organizar a sala.
Sessão propriamente dita (atividades livres de expressão, representação e construção):
É onde acontecem as vivências simbólicas, onde o professor utiliza a linguagem para se comunicar com os alunos. As linguagens são impostas de acordo com a necessidade que cada criança apresenta. Neste momento é importante que o professor utilize as estratégias de intervenção e formação de vínculo, para que a criança possa experimentar os mais variados movimentos corporais, além de estimulá-la a vivenciar o jogo simbólico.
O professor deve ter o cuidado porque tem crianças que sempre brincam da mesma coisa, deve este então proibir tais brincadeiras durante a sessão para que as crianças elejam outras brincadeiras.
É no final da sessão que o professor deve dizer que o jogo acabou e que devem tirar suas fantasias e que está na hora de guardar o material; em seguida vem o ritual de saída.
Ritual de saída:
Após terem guardado os materiais e organizado a sala, o professor deve dispor as crianças sentadas em círculo, tal como no ritual de entrada, e falarem de seus jogos. O professor deve incentivar todas as crianças a relatarem o que fizeram na sessão. Este é o momento onde enquanto um está falando os outros devem escutar. Caso algumas crianças não sigam esta regra, elas devem ser lembradas pelo professor de que ela deve esperar a sua vez para falar.
Portanto, são várias as estratégias que o professor pode usar toda sua criatividade para terminar a sessão de psicomotricidade relacional. E é outra forma de fazer com que a criança atinja as finalidades a que se propõe a psicomotricidade.
* Os materiais, objetos e brinquedos devem ser pensados em função do contexto e das disponibilidades da instituição.
Lista de materiais a serem utilizados nas sessões de psicomotricidade relacional:
* Tapetes ou colchonetes;
* Almofadas;
* Panos grandes para arrastar as crianças;
* Argolas;
* Bolas de diferentes tamanhos, formas e texturas;
* Túnel de pano;
* Bastões;
* Madeiras ou blocos para construções;
* Fantasias;
* Bambolês;
* Cordas;
* Jogos pedagógicos;
* Brinquedos;
* Cavalo de pau ou plástico.
Podendo ser acrescentados outros materiais que o professor achar importante para o desenvolvimento do aluno.
Não são, necessariamente, todos os materiais utilizados na mesma sessão. Sendo que o professor deverá dispor estes materiais de forma livre pelo ambiente.
Sugestões de atividades que desenvolvi no ritual de entrada e concluía no rutual de saída.
ü Reflexão e combinados sobre a importância do corpo e do controle dos impulsos, construção de um boneco com massinha de modelar sendo apresentado no ritual de saída.
ü Carinha dos sentimentos (mostrar o que sentiu na brincadeira por meio de carinhas alegres, tristes ou sem alterações – normal, feitas com argila;
ü Massagem com balões em dupla ou trio, onde um ficava estendido no chão de costas, de barriga para cima, no ritual de saída eles dançam com os balões ou vice-versa;
ü Massagem com as mãos, um massageia os ombros do outro, na saída eles massageiam seus colegas com os pés.
ü Massagem com brinquedos de pelúcia, um grupo sentado em circulo, onde outro grupo ficava de fora do grupo massageando as costas do colega com o brinquedo, de tempo em tempo fazendo a troca do grupo de dentro para o grupo de fora;
ü Relaxamento com fundo musical, só instrumental e respiração para a concentração e imaginação em um determinado lugar, onde visitaram e fantasiaram;
ü Dança com os brinquedos utilizados nas brincadeiras, onde aos som da música os alunos dançavam com o brinquedo na mão e ao termino deveriam fazer a troca do brinquedo;
ü Desenho com têmpera ao som de uma música (aquarela);
ü Dinâmica com a história das caricias onde criaram os carinhos quentes e distribuíram aos colegas;
ü Música sobre afetividade para encerramento das atividades, sempre em dupla ou trio, ou grupo;
ü Desenhos da brincadeira realizada ou o que mais gostou da sessão;
ü Mimicas, apresentação através de mimicas do que brincou e os colegas tem que adivinhar;
ü Dança com fitas, onde cada um recebe uma tira de papel crepon, é colocado diversos ritmos e a criança tem que movimentar a fita até chegar no movimento mais lento;
Sessão:
Uso da bola: pode chutar somente se tiver de mão dadas com alguém, ou pode brincar com a bola somente com as mãos;
Uso de teclados, livros, folhas de rascunho lápis, jogos de encaixe, brinquedos, jogos de raciocínio;
Sugestões de sites para consulta sobre o assunto:
Pautas de Observação – Psicomotricidade Relacional
Escola: ____________________________________________
1- Observar se toma iniciativa ou se costuma seguir os iguais;
2- Observar sua comunicação (se apresenta inibição para falar de suas produções ou não);
3- Observar se obedece às normas estabelecidas pelo adulto. E também se escuta os demais colegas quando estes estão falando;
4- Observar se há preferência (fixação) em algum jogo (brincadeira). Qual?
5- Observar sua tendência às atividades coletivas ou individuais (observar a trajetória do brincar desta criança);
6- Observar a preferência por objetos;
7- Observar as habilidades motrizes (correr, pular, equilíbrio, coordenação) evidenciadas na sessão;
8- Observar se há movimento simbólico nas brincadeiras;
9- Divide os brinquedos com os demais colegas?
10-Ajuda a guardar os brinquedos ao final da sessão?
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