segunda-feira, 4 de junho de 2012

Junho

Meio Ambiente,
"O que deixaremos para nossos filhos se não cuidarmos do Meio Ambiente?"

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Feliz dia das Mães!!!

Uma homenagem carinhosa a todas às mães...










Sugestões de atividades para o dia das mães, já utilizei em minhas aulas e hoje estou apenas compartilhando. Construa, copie, crie mais ideias e comente aqui. Bom trabalho e aproveite:


















quarta-feira, 11 de abril de 2012

Dia 19 de abril é dia do índio...



Trabalhar a cultura indígena no currículo escolar já está na lei LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008
Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
§ 1o O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
§ 2o Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.” (NR)



Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 10 de março de 2008; 187o da Independência e 120o da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Fernando Haddad
Este texto não substitui o publicado no DOU de 11.3.2008.


Trabalhar a cultura, não só no dia 19 de abril,  mas durante o ano...

Fiz uma pesquisa de sites e blogs que trazem sugestões de atividades para trabalhar esse assunto.
Podemos começar trabalhando nomes e palavras de origem indígena:
Lista de nomes brasileiros de origem indígena:



PALAVRAS DE ORIGEM INDÍGENA E AFRICANA:


Uma reportagem sobre uma índia brasileira, em sua formatura.UFPR diploma primeira aluna de origem indígena:

O índio de Hoje:


Vídeos educativos sobre o índio:

Origem dos Indios Krahô:


Vídeo  Menino Poti


Ponto Brasil


Cocoricó - Céu dos Indios


 Este blog traz ideias diferenciadas para ser trabalhado no dia do índio, muito legal, entre e veja você também:


 Outra sugestão que encontrei na revista guia prático professoras de educação infantil
Tintas e carimbos:
Quando se fala da pintura indígena, fala-se de uma arte nativa, a mais rica do país. Esta riqueza não está associada às cores, que são muito limitadas, mas sim às técnicas motivos, lendas, crenças e posição social indicada através desta pintura.
São inúmeros os significados destas pinturas, sendo que, algumas delas podem ter mais de um, dependendo de quem está usando, por exemplo: pintinhas espalhadas pelo tórax simbolizam uma onça ou proteção contra os espíritos.
TINTAS:
Os índios se pintam por vários motivos:
- se protegem de maus espíritos;
- realça sua beleza;
- parecem preigosos ou fortes;
- comunicar posição social;
- por motivo de festas, sepultamentos, velórios, etc.
CORES:
Algumas tribos usam um tipo de código de cores, como: vermelho para as mulheres e preto azulado para os homens de maior posição dentro da tribo.
Como os índios preparam suas tintas:
Preto: carvão em pó ou argila.
Preto azulado: jenipapo. O suco geralmente é mais claro, porém quando aplicado seobre a pele, coma oxidação, vai escurecendo até o tom de preto azulado. esse processo pode levar até duas horas. A pintura dura alguns dia e vai saindo com os banhos.
As cores brancas e amarelas, não são muito usadas, sendo encontradas normalmente como fundo de desenhos. Os elementos citados estão disponíveis em pó e geralmente são encontrados em feiras livres.
Como prepar com as crianças:`
Preto de carvão: Deve-se moer o carvão até obter um pó bastante fino.
Amarelo: Você pode substituir o sub-urucum por cúrcuma que é um condimento encontrado em feira livre.
Vermelho: Se o urucum estiver fresco, pode ser aplicado puro, se estiver seco, as sementes devem ser piladas com aglutinante (óleos para grudar o pó) até atingir a cor desejada.
Convide as crianças para usarem com qualquer material poroso para carimbarem.
Fazer pequenos traços pelo corpo de acordo com cada significado da pintura indígena.
Os carimbos podem ser feitos de vários tipos de materiais: rolhas, EVA, isopor, borracha,etc. Os índios usam pedaços cilíndricos de madeira com desenhos geométricos que, tem seus significados.
Brincadeira:
* Índios na floresta
Desenhe no chão um grande quadrado que vamos chamar de floresta. Dentro dele ficam dois índios que são os "pegadores" eles devem usar um cocar na cabeça, ou algo que represente um índio, para não serem confundidos com os outros participantes. Os demais jogadores ficam fora da área marcada.
Dado o início do jogo, os jogadores que estão fora, devem cruzar a floresta sem serem pegos pelos índios. Quem for pego, deve ajudar os índios, até que todos os jogadores sejam pegos.
O último jogador que conseguir ficar livre vence a brincadeira.


quarta-feira, 4 de abril de 2012

A chegada da Páscoa...

Mas o que significa Páscoa?
Veja na WIKIPEDIA o que diz sobre o feriado Cristão,  apenas clique no link:  http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1scoa

Selecionei algumas atividades que já desenvolvi com meus alunos:
Objetivo:
Envolver o aluno em situações sociais, socializando-o mais com outras turmas. Criar materiais para a Páscoa, usando os recursos de pintar, colar, ornamentar a sala, enfeitar-se etc.

Apresentação de teatro de fantoches:
História do livro "O que tem dentro do ovo de Páscoa?"

Atividade recreativa:
Pega o rabo do Coelho.
Opção de dedoche e máscara de coelho:

Trabalho dirigido:
Construção da cesta de Páscoa:
Sugestão da cara do coelho para cesta:

Sugestão de ninhos:









Sugestão de músicas sobre a Páscoa retiradas da net:


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Feliz Voltas às aulas!!

Glitter Photos

Estamos retornando às aulas e precisamos acolher nossos alunos com carinho e amor.
Para desenvolver um trabalho acolhedor estou colocando algumas ideias para o aluno se sentir mais acolhido e mais descontraído  e de aprendizagem.

1- A árvore dos sonhos


O professor fixa na parede uma árvore e questiona os alunos quanto às expectativas em relação à escola, o que esperam ter durante o ano. Depois distribui aos alunos uma folha de árvore, onde cada um irá desenhar na folha ou escrever depende da turma suas expectativas, depois cada aluno prende na árvore seus desejos e fala para os colegas. Durante o trimestre esta atividade pode ser retomada para ver o que foi desenvolvido e o que poderia ainda ser realizado durante o ano.



Glitterfy.com - Glitter Gráficos

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

"A escola que eu queria"
Eu queria uma escola que cultivasse a curiosidade e a alegria de aprender que em vocês é natural Eu queria uma escola que educasse seu corpo e seus movimentos; que possibilitasse seu crescimento físico e sadio. Normal.

E eu queria uma escola que lhes ensinasse tudo sobre a natureza, o ar, a matéria, as plantas, os animais, seu próprio corpo. Deus.
Mas que ensinasse primeiro pela observação, pela descoberta, pela experimentação. E que dessas coisas lhes ensinasse não só a conhecer, como também amar e preservar.

Eu queria uma escola que ensinasse tudo sobre nossa história, a nossa terra, de uma maneira viva e atuante.

Eu queria uma escola que ensinasse a vocês a amarem a nossa literatura e a nossa poesia. Eu queria uma escola que lhes ensinasse a pensar, a raciocinar, a procurar soluções. Eu queria uma escola que, desde cedo, usasse materiais concretos para que vocês pudessem ir formando corretamente os conceitos matemáticos, os conceitos de números, as operações... usando palitos, tampinhas, pedrinhas.. só porcariinhas!!!... Fazendo vocês aprenderem brincando... Oh! Meus Deus! Deus que livre vocês de uma escola em que tenham que copiar pontos. Deus que livre vocês de decorar sem entender, nomes, datas, fatos... Deus que livre vocês de aceitarem conhecimentos "prontos", mediocremente embalados nos livros didáticos descartáveis. Deus que livre vocês de ficarem passivos, ouvindo e repetindo, repetindo...

Eu também queria uma escola que desenvolvesse a sensibilidade que vocês já têm para apreciar o que é terno e bonito. Eu queria uma escola que ensinasse a vocês a conviver, a cooperar, a respeitar, a saber viver numa comunidade, em união. Que vocês aprendessem a transformar a criar. Que lhes desse múltiplos meios de vocês expressarem cada sentimento, cada drama, cada emoção. Ah! E antes que eu me esqueça: Deus que livre vocês de um professor incompetente.

Eu queria uma escola que cultivasse a curiosidade e a alegria de aprender que em vocês é natural Eu queria uma escola que educasse seu corpo e seus movimentos; que possibilitasse seu crescimento físico e sadio. Normal.

E eu queria uma escola que lhes ensinasse tudo sobre a natureza, o ar, a matéria, as plantas, os animais, seu próprio corpo. Deus. Mas que ensinasse primeiro pela observação, pela descoberta, pela experimentação. E que dessas coisas lhes ensinasse não só a conhecer, como também amar e preservar.

Eu queria uma escola que ensinasse tudo sobre nossa história, a nossa terra, de uma maneira viva e atuante. Eu queria uma escola que ensinasse a vocês a amarem a nossa literatura e a nossa poesia.

Eu queria uma escola que lhes ensinasse a pensar, a raciocinar, a procurar soluções.

Eu queria uma escola que, desde cedo, usasse materiais concretos para que vocês pudessem ir formando corretamente os conceitos matemáticos, os conceitos de números, as operações... usando palitos, tampinhas, pedrinhas.. só porcariinhas!!!... Fazendo vocês aprenderem brincando... Oh! Meus Deus! Deus que livre vocês de uma escola em que tenham que copiar pontos. Deus que livre vocês de decorar sem entender, nomes, datas, fatos... Deus que livre vocês de aceitarem conhecimentos "prontos", mediocremente embalados nos livros didáticos descartáveis. Deus que livre vocês de ficarem passivos, ouvindo e repetindo, repetindo...

Eu também queria uma escola que desenvolvesse a sensibilidade que vocês já têm para apreciar o que é terno e bonito. Eu queria uma escola que ensinasse a vocês a conviver, a cooperar, a respeitar, a saber viver numa comunidade, em união. Que vocês aprendessem a transformar a criar. Que lhes desse múltiplos meios de vocês expressarem cada sentimento, cada drama, cada emoção. Ah! E antes que eu me esqueça: Deus que livre vocês de um professor incompetente.
(Carlos Drummond de Andrade)

Sugestão de atividades para o período de Adaptação NE


Primeiro dia de aula

 A turma toda está na expectativa para saber quem serão os  novos professores. Muitos alunos nunca se viram ou mal se conhecem. Para formar  um grupo unido e bem relacionado e em sintonia com você, esqueça a velha tática de  dar bom dia, fazer as apresentações e entrar no conteúdo. "A aprendizagem está 
diretamente ligada  à Qualidade dos vínculos que a .crlança estabelece com os colegas e com o professor", afirma a psicopedagoga Isabella Sá, do Rio de Janeiro. A integração  logo nos primeiros dias de aula traz a confiança e o bem-estar necessários aos estudantes. "É   importante também apresentar à classe os funcionários, dizer o que  cada um faz e a quem pedir ajuda em situações diversas", afirma Rejane Maia  coordenadora e diretora pedagógica do Colégio Apoio, em Recife. Confira a seguir algumas atividades de integração para as diversas séries:



Como é meu colega


Diga à classe que todos vão ganhar um "retrato", Pregue na parede uma folha de


papel Kraft da altura da criança. Posicione o aluno de modo que fique encostada na

folha e, com .um lápis, desenhe o.contorno do. corpo dele. Estimule a turma a dizer como

 é o cabelo, o rosto, se usa óculos etc. Durante a atividade, repitá muitas vezes


o nome do aluno, para que os colegas memorizem. Faça o "retrato" de todos. Por fim,

peça a um colega que desenhe o seu contorno, repetindo o processo de observação,

para que as crianças também se familiarizem com você. Pendure os desenhos na

parede e elogie o grupo. Nos dias seguintes, logo na entrada, pergunte  à classe quem é

 cada um dos coleças desenhados e se ele está presente. Se estiver, ganha uma


salva de palmas. Deixe os papéis expostos por algum tempo.

É importante para os pequeninos que suas  produções permaneçam ali até eles se sentirem pertencentes ao


grupo e ao ambiente.


Recomendado para: Educação Infantil



Os materiais que vamos usar


Esconda  na sala sacos ou embrulhos contendo materiais diversos que farão parte do

cotidiano da meninada. Pode ser, por exemplo, livros, jogos, pincel, tesoura ou um


.de argila. Peça às. crianças que procurem, em duplas" pelos objetos ..Isso.


estimula a cooperação entre elas. Oriente a busca dizendo "quente", se o que

procuram está perto, "morno", se   está a uma distância média, ou "frio", quando estiver longe.
Depois que todos os pacotes estiver longe 'forem encontrados, pergunte  que atividades

Podem ser feitas com os mater.iais e aprovelte para explicar melhor a função de cada um. Mostre como


e onde eles ficarão guardados, chamando a atenção para a importância de manter o ambiente de trabalho sempre bem organizado.



Recomendado para: Educação Infantil



 
 
 
Como é meu colega

Diga à classe que todos vão ganhar um "retrato"
Pregue na parede uma folha de papel Kraft da altura da criança.
Posicione o aluno de modo que fique encostada na folha e, com um lápis, desenhe o contorno do corpo dele. Estimule a turma a dizer como é o cabelo, o rosto, se usa óculos etc. Durante a atividade, repitá muitas vezes
o nome do aluno, para que os colegas memorizem. Faça o "retrato" de todos. Por fim, peça a um colega que desenhe o seu contorno, repetindo o processo de observação, para que as crianças também se familiarizem com você. Pendure os desenhos na parede e elogie o grupo. Nos dias seguintes, logo na entrada, pergunte à classe quem  é cada um dos colegas desenhados e se ele está presente. Se tiver, ganha uma salva de palmas.  Deixe os papéis expostos por algum tempo. É importante para os pequeninos que suas produções permaneçam ali, até eles se sentirem pertencentes ao grupo e ao ambiente. 
Recomendado para: Educação Infantil

Os materiais que vamos usar

Esconda na 
sala sacos ou embrulhos contendo materiais diversos que farão parte do

cotidiano da meninada. Pode ser, por exemplo, livros, jogos, pincel, tesoura ou um

pouco
.de argila. Peça às. crianças que procurem, em duplas" pelos objetos ..Isso.

estimula a cooperação entre elas. Oriente a busca dizendo "quente", se o que

procuram está perto, "morno", se
está a uma distância média, ou "frio", quando

estiver longe. Depois que todos os pacotes
'forem encontrados, pergunte que

atividades
·l}odem ser feitas com os mater.iais e aprovelte para explicar melhor a

função de cada um. Mostre como
.e onde eles ficarão guardados, chamando a atenção

para a
.importância de manter o ambiente de trabalho sempre bem organizado.

Recomendado para: Educação Infantil

Meu
~omeé...~.

Faça crachás com o nome das crianças e