quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Limites


Limites sem traumas...


     Para que possamos educar nossas crianças para um futuro com valores, ética e moral, precisamos conduzi-la por um caminho de amor e regras.
Mas como impor limites? Ensinar as regras?
Bom, pensamos pelo seguinte:
Já imaginou se os motoristas é quem escolhessem qual sentido da rua dirigir? E todos decidissem conduzir o carro no mesmo sentido?
Já imaginou se toda criança decidisse qual o horário de dormir? O horário em ir para escola?
É por essas e outras, que existem normas, regras e condutas a serem seguidas, para o bem de todos, um pode agora e outro pode depois, um motorista vai pela direita e o outro vem pela esquerda, para não se baterem.
Os pais decidem o melhor horário para ir para cama na hora de dormir, para poder estar descansado no melhor horário de acordar. E assim, todas as regras têm seus motivos e estes para que todos vivam em harmonia.
Portanto, dar limites a uma criança, é preciso paciência e persistência. Não existe uma receita pronta que sempre dará certo. Mas existem caminhos, que podem sim, auxiliar na conduta da criança para que ela mesma possa compreender melhor seus sentimentos e aprender a controlá-los para viver em harmonia e feliz.
Com diz Zaguri, Tânia, 2000, Limites sem trauma:
“É fundamental acreditar que dar limites é iniciar o processo de compreensão e apreensão do outro. E ninguém pode respeitar seus semelhantes se não aprender quais são seus limites- e isso inclui compreender que nem sempre se pode fazer tudo que se deseja na vida. É necessário que a criança interiorize a ideia de que poderá fazer muitas, milhares, a maioria das coisas que deseja - mas nem tudo e nem sempre.”
Então, dar limites é:
Ensinar que existem direitos iguais para todos;
Que existem outras pessoas no mundo;
Fazer a criança entender que seus direitos acabam onde começam os direitos do outro;
Dizer SIM sempre que possível e NÃO sempre que necessário;
Ensinar a tolerar pequenas frustrações no presente para que, no futuro, os problemas possam ser superados com equilíbrio e maturidade....
São apenas algumas alternativas citadas por Tânia Zaguri, em seu livro Limites sem Trauma, que nos ensina a conduzir a criança para o caminho SEM TRAUMAS mas do bem, da harmonia, dos valores, para construção de bons cidadãos.

Profª Gládis Nunes
Profª Laboratório de Informática Educativa
Formação: Orientação Educacional
Especialização Educação Infantil.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Links Novos!!!

Estou selecionando alguns jogos para ser utilizado nas aulas de informática educativa. Confira os links pesquisados na página de links e jogos.

domingo, 17 de junho de 2012

Criando um ambiente de Leitura..





Professores Motivados!

Oi Galera da Educação,
Um professor motivado pode desenvolver muitas atividades, sem pensar só em si, e sim na realização de um todo. Um professor desmotivado... pode arrumar qualquer desculpa para não conseguir realizar nada.
E aí? O que você professor, está esperando para motivar-se e iniciar, não só um bom, como um ótimo trabalho?
Não espere pelos outros para realizar o que só você pode desempenhar.
Vai uma sugestão:



Mais tarde postarei mais sobre o assunto. Abraços!





Professores Motivados...

Festa Junina atividades e brincadeiras!!!

Olha que legal, para ser trabalhado no mês das Festas Juninas, encontrei na revista
Guia prático para Professoras de Educação Infantil- editora Lua...


Festa junina 20 sugestões0001
View more presentations from gladisnl.

Aqui são 13 atividades juninas para realizar com seus alunos, algumas eu já conhecia, outras são novidades, mas todas elas é interessante poder desenvolver com o aluno.


segunda-feira, 4 de junho de 2012

Junho

Meio Ambiente,
"O que deixaremos para nossos filhos se não cuidarmos do Meio Ambiente?"

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Feliz dia das Mães!!!

Uma homenagem carinhosa a todas às mães...










Sugestões de atividades para o dia das mães, já utilizei em minhas aulas e hoje estou apenas compartilhando. Construa, copie, crie mais ideias e comente aqui. Bom trabalho e aproveite:


















quarta-feira, 11 de abril de 2012

Dia 19 de abril é dia do índio...



Trabalhar a cultura indígena no currículo escolar já está na lei LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008
Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
§ 1o O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
§ 2o Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.” (NR)



Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 10 de março de 2008; 187o da Independência e 120o da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Fernando Haddad
Este texto não substitui o publicado no DOU de 11.3.2008.


Trabalhar a cultura, não só no dia 19 de abril,  mas durante o ano...

Fiz uma pesquisa de sites e blogs que trazem sugestões de atividades para trabalhar esse assunto.
Podemos começar trabalhando nomes e palavras de origem indígena:
Lista de nomes brasileiros de origem indígena:



PALAVRAS DE ORIGEM INDÍGENA E AFRICANA:


Uma reportagem sobre uma índia brasileira, em sua formatura.UFPR diploma primeira aluna de origem indígena:

O índio de Hoje:


Vídeos educativos sobre o índio:

Origem dos Indios Krahô:


Vídeo  Menino Poti


Ponto Brasil


Cocoricó - Céu dos Indios


 Este blog traz ideias diferenciadas para ser trabalhado no dia do índio, muito legal, entre e veja você também:


 Outra sugestão que encontrei na revista guia prático professoras de educação infantil
Tintas e carimbos:
Quando se fala da pintura indígena, fala-se de uma arte nativa, a mais rica do país. Esta riqueza não está associada às cores, que são muito limitadas, mas sim às técnicas motivos, lendas, crenças e posição social indicada através desta pintura.
São inúmeros os significados destas pinturas, sendo que, algumas delas podem ter mais de um, dependendo de quem está usando, por exemplo: pintinhas espalhadas pelo tórax simbolizam uma onça ou proteção contra os espíritos.
TINTAS:
Os índios se pintam por vários motivos:
- se protegem de maus espíritos;
- realça sua beleza;
- parecem preigosos ou fortes;
- comunicar posição social;
- por motivo de festas, sepultamentos, velórios, etc.
CORES:
Algumas tribos usam um tipo de código de cores, como: vermelho para as mulheres e preto azulado para os homens de maior posição dentro da tribo.
Como os índios preparam suas tintas:
Preto: carvão em pó ou argila.
Preto azulado: jenipapo. O suco geralmente é mais claro, porém quando aplicado seobre a pele, coma oxidação, vai escurecendo até o tom de preto azulado. esse processo pode levar até duas horas. A pintura dura alguns dia e vai saindo com os banhos.
As cores brancas e amarelas, não são muito usadas, sendo encontradas normalmente como fundo de desenhos. Os elementos citados estão disponíveis em pó e geralmente são encontrados em feiras livres.
Como prepar com as crianças:`
Preto de carvão: Deve-se moer o carvão até obter um pó bastante fino.
Amarelo: Você pode substituir o sub-urucum por cúrcuma que é um condimento encontrado em feira livre.
Vermelho: Se o urucum estiver fresco, pode ser aplicado puro, se estiver seco, as sementes devem ser piladas com aglutinante (óleos para grudar o pó) até atingir a cor desejada.
Convide as crianças para usarem com qualquer material poroso para carimbarem.
Fazer pequenos traços pelo corpo de acordo com cada significado da pintura indígena.
Os carimbos podem ser feitos de vários tipos de materiais: rolhas, EVA, isopor, borracha,etc. Os índios usam pedaços cilíndricos de madeira com desenhos geométricos que, tem seus significados.
Brincadeira:
* Índios na floresta
Desenhe no chão um grande quadrado que vamos chamar de floresta. Dentro dele ficam dois índios que são os "pegadores" eles devem usar um cocar na cabeça, ou algo que represente um índio, para não serem confundidos com os outros participantes. Os demais jogadores ficam fora da área marcada.
Dado o início do jogo, os jogadores que estão fora, devem cruzar a floresta sem serem pegos pelos índios. Quem for pego, deve ajudar os índios, até que todos os jogadores sejam pegos.
O último jogador que conseguir ficar livre vence a brincadeira.


quarta-feira, 4 de abril de 2012

A chegada da Páscoa...

Mas o que significa Páscoa?
Veja na WIKIPEDIA o que diz sobre o feriado Cristão,  apenas clique no link:  http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1scoa

Selecionei algumas atividades que já desenvolvi com meus alunos:
Objetivo:
Envolver o aluno em situações sociais, socializando-o mais com outras turmas. Criar materiais para a Páscoa, usando os recursos de pintar, colar, ornamentar a sala, enfeitar-se etc.

Apresentação de teatro de fantoches:
História do livro "O que tem dentro do ovo de Páscoa?"

Atividade recreativa:
Pega o rabo do Coelho.
Opção de dedoche e máscara de coelho:

Trabalho dirigido:
Construção da cesta de Páscoa:
Sugestão da cara do coelho para cesta:

Sugestão de ninhos:









Sugestão de músicas sobre a Páscoa retiradas da net: