Educação Infantil

Mais um ano letivo se inicia e chega 2012 e com ele vamos nos preparar para iniciar nossas atividades pedagogicas.

1- Sugestão de Lista de Materiais:
* Deixando bem claro, que esta lista é uma sugestão. O professor vai fazer sua sugestão conforme a necessidade da turma, existem maiteriais que poderão ter na sala e não será preciso solicitar.



2-  Sugestão de Crachá para os pequenos:


3- E uma acolhida calorosa para os pequenos iniciarem bem sua entrada na escola:






Mensagem aos Pais
Só uma vez
Só uma vez nosso filho terá três anos;
E estará doido para sentar em nosso colo.

Só uma vez ele terá cinco anos;
E quererá brincar conosco.

Só uma vez ele terá sete, oito anos;
E gostará de nos mostrar seus cadernos.

Só uma vez ele terá dez anos;
E desejará estar conosco em nosso trabalho.

Só uma vez ele será adolescente;
E verá em nós um amigo com quem conversar.

Só uma vez ele estará na Universidade;
E quererá trocar idéias conosco.

Se perdermos estas oportunidades
Nós perderemos o nosso filho
E ele não terá, nem MÃE, nem PAI.

Amem e cuidem bem de seu filho.

Desconheço a autoria.


Sugestão de Página inicial de Pasta de Trabalhos para serem levados para casa. Pode ser adaptado para portifólio:

O período de adaptação é mesmo muito difícil para pais, educadores e principalmente para a criança que está chegando muitas vezes em um mundo totalmente desconhecido... Veja o materia que digitalizei sobre o assunto.






Escola Municipal de Ensino Fundamental XXX
Educação Infantil

Senhores pais, responsáveis,
Este bilhete é para reforçar as combinações feitas na reunião de
sábado e esclarecer aos pais que não puderam participar.

  • Reforçando as normas disciplinares, que o horário de entrada da educação infantil do turno da manhã é às 8h e a saída é 11h 45min. Horário de entrada do turno da tarde é às 13h e o da saída é às 16h 45min. Prejudicando o início da aula aquele aluno que rotineiramente se atrasar. (Vamos começar desde cedo trabalhar a responsabilidade em nossas crianças. Os tornaremos adolescentes mais responsáveis).

  • O material de higiene virá na mochila do aluno e retornará todos os dias para casa, então é importante que o responsável verifique se estão mandando a toalha todos os dias. Ainda se faz necessário, que o responsável verifique todos os dias se tem todo material na mochila do aluno, se não está faltando nada.

  • Foi colocado na reunião da importância dos responsáveis limparem as cabeças de seus filhos todos os dias, para que não haja proliferação de piolhos, sendo importante às meninas virem para aula com cabelos amarrados e os meninos com os cabelos bem aparados. Esse cuidado deve ser de todos! Onde uma cabecinha não for cuidada, poderá infestar a turma inteira.

  • A turma durante a semana tem o projetos com professores diferentes, os quais são muito importantes para o desenvolvimento das novas relações Projeto Recreação/Valores/artes/hora do conto/ laboratório de informática/ incentive-o a participar.

  • Recado que os pais queiram transmitir à professora pode ser feito no momento da fila, quando estão entregando o aluno. Mas se a conversa for um pouco mais longa, é norma da escola, que o responsável se dirija até a secretaria para pedir para conversar com a professora, alguém ficará com a turma enquanto o responsável pode ter a conversa de que necessita e a turma ficará atendida.

  • A sexta feira ficou combinado ser o “dia do brinquedo”, onde o aluno que quiser trazer um brinquedo seu de casa, poderá. Neste dia poderá trazer também um CD de historinha ou musical.

  • Pai, mãe, responsável, temos um compromisso. Com a nossa criança! Seguindo nossas combinações tenho certeza de que o aluno também terá compromisso com aquilo que se propôs em fazer: vir para o pré-escolar. Por isso,  não o deixe faltar por bobagens, sem necessidade, logo ele fará das faltas uma rotina e terá mais dificuldades na série posterior.

  • Todo *final da semana*  irão os trabalhinhos dos alunos, dentro de uma pasta, e estes devem ficar em casa.


Desde já agradeço o carinho e a confiança,
Professora Gládis Nunes
Supervisora:
 Diretora:
Data.

-- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- --- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- --  Recortar

Estou ciente das combinações da Reunião de pais realizada no dia ....
Assinatura do responsável: _________________________________
Nome do aluno: _________________________________________