EDUCAÇÃO INFANTIL
TURMAS 01 E 02
PROJETO LIVRO DA VIDA
PROFESSORA GLÁDIS NUNES
Sapucaia do Sul, abril de 2008.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Escola: Marechal Bitencourt
Alunos: Educação Infantil
Idades: 05 e06 anos.
Número de participantes do projeto: 50 alunos
Organizadora: Professora Gládis Nunes
DESCRIÇÃO DO PROJETO:
O livro da Vida
Este projeto contém atividades que visam despertar o interesse e curiosidade por novas ideias, trazendo para o aluno o desenvolvimento da imaginação através das histórias infantis, a exploração dos livros e ao mesmo tempo a criação de um livro que ao aprender e conhecer novas histórias a criança possa mostrar momentos de sua vida através da construção do livro da vida.
JUSTIFICATIVA
Ler e contar história, é uma atividade sempre presente no dia a dia da criança, enquanto lemos uma história do interesse da criança, percebemos o quanto ela fica atenta e solicita que a história seja recontada várias vezes. Esse encantamento se dá ao fato de que as crianças vivenciam sentimentos e emoções que são passadas através dos personagens. Os contos de fadas têm a peculiaridade de transportar as crianças para um universo fantástico e, assim trata os conflitos relacionados como abandono, competitividade, insegurança, medo, etc. trazendo sempre uma solução de final feliz. Também através das histórias, as crianças ampliam seu conhecimento, pois o enredo trata de formas diferentes de pensar, agir e ser.
“A literatura infantil deve proporcionar a criança, acesso àquilo que é significativo para ela neste estágio do desenvolvimento. Portanto uma história deve – prender atenção da criança, entretê-la, despertar a curiosidade, enriquecer sua vida, estimular a imaginação, ajudá-la a desenvolver seu intelecto e a tornar claras suas emoções, estar harmonizada com suas ansiedades e aspirações, reconhecer plenamente suas dificuldades e, ao mesmo tempo, sugerir para os problemas que a perturbem.” (Bruno Bettelheim)
O livro faz parte do dia a dia dos alunos na escola e, muitas vezes, do dia a dia de alguns alunos em casa, pois há famílias que incentivam o pequeno leitor desde bebê, e estes, por sua vez chegam a escola com sede de histórias. Porém existem àqueles que possuem pouco contato, não tem aquele incentivo inicial, no entanto acabam gostando da novidade, do colorido das folhas, dos desenhos e passam a admirar o livro.
Contudo dom a liberdade de exploração do livro infantil na sala de aula desde o início do ano letivo, alguns alunos conseguem criar a brincadeira do livrinho que é o manuseio livre e com trocas com os colegas. E baseando-se nas figuras conseguem contar histórias com sequência cronológica dos fatos, espalhando entusiasmo aos demais. Tendo em vista da importância e o valor que é para o educando faz-se necessário a realização deste projeto.
OBJETIVO GERAL
Oportunizar aos alunos situação diversas, através da literatura infantil, para que possam exteriorizar suas emoções, ampliar seu vocabulário, interagir com as histórias diferenciando a fantasia da realidade. Bem como, incentivar o gosto pela leitura despertando interesse pela alfabetização.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:











DESENVOLVIMENTO:
Atividade1:



Atividade 2:




RECURSOS:





AVALIAÇÃO
Considerar-se-á satisfatório a participação da criança, realização das atividades propostas com interesse e empenho, e o envolvimento da família nesse projeto.
Obs.: Os pais foram convidados a receber o livro criado pela criança e a receber autógrafos dos alunos, onde poderiam escolher quantas crianças quisessem para assinar o livro. Dessa forma as crianças foram incentivadas a escrever seu nome e valorizar o trabalho desenvolvido.
Imagens do trabalho:
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