quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Como é meu colega

Diga à classe que todos vão ganhar um "retrato"
Pregue na parede uma folha de papel Kraft da altura da criança.
Posicione o aluno de modo que fique encostada na folha e, com um lápis, desenhe o contorno do corpo dele. Estimule a turma a dizer como é o cabelo, o rosto, se usa óculos etc. Durante a atividade, repitá muitas vezes
o nome do aluno, para que os colegas memorizem. Faça o "retrato" de todos. Por fim, peça a um colega que desenhe o seu contorno, repetindo o processo de observação, para que as crianças também se familiarizem com você. Pendure os desenhos na parede e elogie o grupo. Nos dias seguintes, logo na entrada, pergunte à classe quem  é cada um dos colegas desenhados e se ele está presente. Se tiver, ganha uma salva de palmas.  Deixe os papéis expostos por algum tempo. É importante para os pequeninos que suas produções permaneçam ali, até eles se sentirem pertencentes ao grupo e ao ambiente. 
Recomendado para: Educação Infantil

Os materiais que vamos usar

Esconda na 
sala sacos ou embrulhos contendo materiais diversos que farão parte do

cotidiano da meninada. Pode ser, por exemplo, livros, jogos, pincel, tesoura ou um

pouco
.de argila. Peça às. crianças que procurem, em duplas" pelos objetos ..Isso.

estimula a cooperação entre elas. Oriente a busca dizendo "quente", se o que

procuram está perto, "morno", se
está a uma distância média, ou "frio", quando

estiver longe. Depois que todos os pacotes
'forem encontrados, pergunte que

atividades
·l}odem ser feitas com os mater.iais e aprovelte para explicar melhor a

função de cada um. Mostre como
.e onde eles ficarão guardados, chamando a atenção

para a
.importância de manter o ambiente de trabalho sempre bem organizado.

Recomendado para: Educação Infantil

Meu
~omeé...~.

Faça crachás com o nome das crianças e

Nenhum comentário:

Postar um comentário