quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Sugestão de atividades para o período de Adaptação NE


Primeiro dia de aula

 A turma toda está na expectativa para saber quem serão os  novos professores. Muitos alunos nunca se viram ou mal se conhecem. Para formar  um grupo unido e bem relacionado e em sintonia com você, esqueça a velha tática de  dar bom dia, fazer as apresentações e entrar no conteúdo. "A aprendizagem está 
diretamente ligada  à Qualidade dos vínculos que a .crlança estabelece com os colegas e com o professor", afirma a psicopedagoga Isabella Sá, do Rio de Janeiro. A integração  logo nos primeiros dias de aula traz a confiança e o bem-estar necessários aos estudantes. "É   importante também apresentar à classe os funcionários, dizer o que  cada um faz e a quem pedir ajuda em situações diversas", afirma Rejane Maia  coordenadora e diretora pedagógica do Colégio Apoio, em Recife. Confira a seguir algumas atividades de integração para as diversas séries:



Como é meu colega


Diga à classe que todos vão ganhar um "retrato", Pregue na parede uma folha de


papel Kraft da altura da criança. Posicione o aluno de modo que fique encostada na

folha e, com .um lápis, desenhe o.contorno do. corpo dele. Estimule a turma a dizer como

 é o cabelo, o rosto, se usa óculos etc. Durante a atividade, repitá muitas vezes


o nome do aluno, para que os colegas memorizem. Faça o "retrato" de todos. Por fim,

peça a um colega que desenhe o seu contorno, repetindo o processo de observação,

para que as crianças também se familiarizem com você. Pendure os desenhos na

parede e elogie o grupo. Nos dias seguintes, logo na entrada, pergunte  à classe quem é

 cada um dos coleças desenhados e se ele está presente. Se estiver, ganha uma


salva de palmas. Deixe os papéis expostos por algum tempo.

É importante para os pequeninos que suas  produções permaneçam ali até eles se sentirem pertencentes ao


grupo e ao ambiente.


Recomendado para: Educação Infantil



Os materiais que vamos usar


Esconda  na sala sacos ou embrulhos contendo materiais diversos que farão parte do

cotidiano da meninada. Pode ser, por exemplo, livros, jogos, pincel, tesoura ou um


.de argila. Peça às. crianças que procurem, em duplas" pelos objetos ..Isso.


estimula a cooperação entre elas. Oriente a busca dizendo "quente", se o que

procuram está perto, "morno", se   está a uma distância média, ou "frio", quando estiver longe.
Depois que todos os pacotes estiver longe 'forem encontrados, pergunte  que atividades

Podem ser feitas com os mater.iais e aprovelte para explicar melhor a função de cada um. Mostre como


e onde eles ficarão guardados, chamando a atenção para a importância de manter o ambiente de trabalho sempre bem organizado.



Recomendado para: Educação Infantil



 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário