Primeiro dia de aula
A turma toda está na expectativa para saber quem serão os novos professores. Muitos alunos nunca se viram ou mal se conhecem. Para formar um grupo unido e bem relacionado e em sintonia com você, esqueça a velha tática de dar bom dia, fazer as apresentações e entrar no conteúdo. "A aprendizagem está
diretamente ligada à Qualidade dos vínculos que a .crlança estabelece com os colegas e com o professor", afirma a psicopedagoga Isabella Sá, do Rio de Janeiro. A integração logo nos primeiros dias de aula traz a confiança e o bem-estar necessários aos estudantes. "É importante também apresentar à classe os funcionários, dizer o que cada um faz e a quem pedir ajuda em situações diversas", afirma Rejane Maia coordenadora e diretora pedagógica do Colégio Apoio, em Recife. Confira a seguir algumas atividades de integração para as diversas séries:
Como é meu colega
Diga à classe que todos vão ganhar um "retrato", Pregue na parede uma folha de
papel Kraft da altura da criança. Posicione o aluno de modo que fique encostada na
folha e, com .um lápis, desenhe o.contorno do. corpo dele. Estimule a turma a dizer como
é o cabelo, o rosto, se usa óculos etc. Durante a atividade, repitá muitas vezes
o nome do aluno, para que os colegas memorizem. Faça o "retrato" de todos. Por fim,
peça a um colega que desenhe o seu contorno, repetindo o processo de observação,
para que as crianças também se familiarizem com você. Pendure os desenhos na
parede e elogie o grupo. Nos dias seguintes, logo na entrada, pergunte à classe quem é
cada um dos coleças desenhados e se ele está presente. Se estiver, ganha uma
salva de palmas. Deixe os papéis expostos por algum tempo.
É importante para os pequeninos que suas produções permaneçam ali até eles se sentirem pertencentes ao
grupo e ao ambiente.
Recomendado para: Educação Infantil
Os materiais que vamos usar
Esconda na sala sacos ou embrulhos contendo materiais diversos que farão parte do
cotidiano da meninada. Pode ser, por exemplo, livros, jogos, pincel, tesoura ou um
.de argila. Peça às. crianças que procurem, em duplas" pelos objetos ..Isso. já
estimula a cooperação entre elas. Oriente a busca dizendo "quente", se o que
procuram está perto, "morno", se está a uma distância média, ou "frio", quando estiver longe.
Depois que todos os pacotes estiver longe 'forem encontrados, pergunte que atividades
Podem ser feitas com os mater.iais e aprovelte para explicar melhor a função de cada um. Mostre como
e onde eles ficarão guardados, chamando a atenção para a importância de manter o ambiente de trabalho sempre bem organizado.
Recomendado para: Educação Infantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário